Um estado mental tranquilo e imutável

fudoshin

Fudoshin

Escrito por Kleber Teixeira em 15 de junho de 2014

As aulas com o Shihan Fernando Cardoso são intensas e com muitos ensinamentos do Budo. Quem experimentou sabe exatamente o que eu quero dizer…

Aprendizados como “os dois lados da Katana”, “verso e reverso”, cuidados com os companheiros, persistência e determinação – Nin, conexão, Kokoro e dezenas de outras… Especificamente essa me marcou por algo que busco desde meu primeiro dia na Bujinkan, a busca por um estado equilibrado.

O imutável e o mutável, o estático e o dinâmico, no Budo e em nossas vidas, como conectar e equilibrar todas estas coisas?

Entender conceitos nipônicos para nós ocidentais não é uma tarefa fácil, as culturas têm diferenças muito grandes e algumas vezes até antagônicas.

Estudar a cultura japonesa, praticar Ninjutsu e ter sido nascido e criado no ocidente traz uma necessidade ainda maior do equilíbrio.

Um estado mental tranquilo e imutável é chamado de Fudoshin. Esse princípio do Budo não quer dizer que se deva ser uma pessoa inalterável ou inflexível. Trata-se de um estado de equilíbrio profundo onde nenhum tipo de adversidade interna ou externa tenha efeito sobre suas emoções e pensamentos. Uma mente tranquila nunca será perturbada e será livre para alcançar os próximos degraus.

Tal equilíbrio profundo resulta em calma para tomar decisões corretas, afastando ansiedade, instabilidade e qualquer tipo de aflição que interfira nas atitudes corretas a serem tomadas. Desta forma, se torna útil em qualquer situação de decisão importante, tal como uma prova, entrevista ou circunstância em que seja necessária um foco intensificado ou atenção redobrada.

Alcançar este estado é uma tarefa dura e constante, requer muito treino, esforço e dedicação. E mesmo quando tal estado é alcançado, não significa que será permanente. A busca do Fudoshin é uma pratica diária e constante.

Uma armadilha fácil de cair é acreditar que alcançar tal estado te deixará eternamente nele.

Absolutamente nada está estagnado, tudo está em constante movimento, sempre se adaptando e mudando, de forma que temos que seguir com tais mudanças.

Acreditar que algo imóvel está estagnado é uma ilusão. Sempre existirão fatores que mudarão até mesmo uma rocha parada no alto de uma colina, tal como a erosão do vento e da água. E não nos esquecemos de que os átomos desta rocha sempre estarão em constante movimento.

A água parada gera bactérias, um animal morto gera alimento para larvas, uma fruta podre que cai da árvore gera uma muda. A vida está em eterno movimento.

As mudanças constantes em nossas vidas merecem adaptações constantes, o que leva a uma eterna busca de se conhecer, saber onde e quais são seus medos e defeitos para enfrenta-los e assim se tornar uma pessoa melhor que foi no dia anterior.

Foram estas e outras coisas ensinadas por Fernando Sensei e “discutidas”, em um âmbito de sabedoria e descontração, entre Sensei e os demais alunos e Buyu (Companheiros do Budo) presentes neste dia de 1/03/2013, após uma Classe Especial presenteada por Fernando Sensei a todos que ajudaram e contribuíram efetivamente para a reforma e limpeza de fim de ano do Bujinkan Honbu Dojo, sendo este, considerado o marco e o início do primeiro “Coffee Feeling”.

Kleber T Teixeira
Deshi do Shihan Fernando Cardoso