30 Anos de Bujinkan Brasil

Shihan Fernando Cardoso

Fernando Cardoso nasceu em São Paulo aos dezoito dias de janeiro, no ano de 1977. Iniciou sua caminhada marcial aos cinco anos de idade na cidade de Guarulhos-SP, praticando Judô Kodokan, através da qual participou de vários campeonatos, conquistando medalhas e títulos. Chegou à graduação de 3º Dan (Sandan) nesta arte marcial desportiva e, paralelamente, praticou e se graduou também em outras artes samuraicas como o Karatê-dô Kyokushin Kai, Aikidô Yoshinkan, Kendô e Kenjutsu.

O seu encontro com o Bujinkan Dojo Ninjutsu ocorreu no ano de 1988, em Buenos Aires-Argentina, onde participava um campeonato de Judô. Lá conheceu um Shidoshi(Instrutor de alto grau) da Bujinkan, e foi aproximadamente nesta data que se iniciou esta arte no Brasil.

Depois de muito esforço e sacrifício, em 1993, foi graduado 1º Dan(Shodan), juntamente com outros quatro praticantes brasileiros, dentre eles Sensei Sérgio Mendes, Belo Horizonte(in memorian), e estes foram os primeiros Instrutores Faixa preta do Brasil, um marco importante na História da Bujinkan.

Fisioterapeuta, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Terapias Orientais, tem sua tese acadêmica em: “A Prática da Bujinkan Ninjutsu na Qualidade de Vida”, unindo seus conhecimentos marciais e terapêuticos.

Fernando Cardoso, no ano de 2013 completou 25 anos de Ninjutsu, continuando seus treinamentos de 3 a 4 vezes ao ano no Japão, tem a graduação máxima de 15° Dan Kū Gyō Menkyo Kaiden diretamente por Soke Masaaki Hatsumi. Continuando desta forma o caminho de equilíbrio e luz da Bujinkan.