30 Anos de Bujinkan Brasil

Armas

Nessa sessão serão apresentadas apenas algumas armas utilizadas pela Bujinkan.
BO

HANBŌ / JŌ / BŌ

O famoso bastão de madeira. Uma arma simples de se encontrar, porém muito perigosa.

TANTŌ

É a faca tradicional japonesa. Parecida com uma Katana, porém de menor tamanho. As Kunoichi utilizavam muito a Tantô por ser uma arma pequena, leve e mais fácil de utilizar.

KATANA

A Katana é conhecida por ser a espada ou a alma dos Samurais. Porém esta arma não era somente utilizada por eles, mas também pelos Ninjas da mesma forma que se utilizavam da Ninja-Tō. Existem, muitos tipos e tamanhos de Katanas, variando desde sua utilização até da escola a qual pertencia.

NINJA-TŌ

Era a espada do Ninja. Provavelmente feita de espadas quebradas ou roubadas de Samurais. Apesar de aparecer nos filmes com a lâmina reta, havia Ninja-Tō com lâminas curvas também. Não eram tão afiadas quando as espadas de Samurais e, ao contrário destes, os Ninjas não acreditavam que elas tinham espírito, usando-as apenas como outra ferramenta qualquer que podia salvar sua vida, e não que era sua vida.

YARI

É uma lança longa, feita de madeira e metal cortante, com comprimento de até 2,5 m. Sua ponta ou lança variava de acordo com sua escola de origem. Uma estratégia usual contra muitos atacantes com espadas era o Ninja balançar e empurrar o Yari para mantê-los distantes, enquanto acertava um por um, valendo-se das pontas de lança.

NAGINATA

Esta arma é uma alabarda, e era usada em campo de batalha e em grandes espaços. Usadas em movimentos correntes para cortar o inimigo. Era também muito eficiente em mãos femininas. A Naginata constituía-se de um bastão de até 2,0 m de comprimento, terminando em uma lâmina curva semelhante a de uma espada.

NAWA

O Nawa é simplesmente uma corda, porém são inúmeros o seu emprego, servindo tanto como uma arma, quanto como uma ferramenta.

KUSARI FUNDO

Uma corrente com pesos nas extremidades. É uma arma giratória com que se pode golpear ou enlaçar o atacante ou suas armas. É bastante poderosa quando usada corretamente, e pode ser facilmente escondida nas mãos, porém é difícil de manusear.

KAGINAWA

Auxiliar na subida e escalada de paredes, muros, etc. Ferramenta perfeita para permitir ao Ninja infiltrar-se em castelos vigiados, sem ser visto.

JUTTE

Feita de metal era muito utilizada para a defesa contra a Katana. Exige muita precisão, pois a lâmina da espada fica presa em sua "alça".

Ao contrário do que muitos pensam a Jutte não é pontiaguda, portanto não servia para perfurar. Portanto é utilizada para fraturar os ossos do oponente, uma vez que seu peso facilita tal ação.

É uma arma utilizada pela policia japonesa no lugar do cassetete.

SHUKO

Como o Ashiko, são auxiliares de escalada. Podem também ser usadas em técnicas como para dilacerar ou perfurar a pele, devendo ser direcionadas para as partes descobertas do corpo, para que não se emaranhem na vestimenta do oponente.

Antigamente o Ninja utilizava esta arma também para poder desfigurar seu rosto antes de ser morto. Isso fazia com que sua identidade nunca fosse revelada, protegendo assim seu clã e sua família.

ASHIKO

Usadas para auxiliar em escaladas ou na locomoção sobre superfícies escorregadias, como neve, por exemplo. Alguns filmes mostram o Ninja bloqueando golpes de espada com os próprios pés, mas, na verdade, eles usavam os ashiko para realizar tal proeza.

TESSEN

Leque ou “imitação” (parecido com o leque dobrável) feito de metal com pontas afiadas para golpear ou para auxiliar na defesa contra lâminas de arremesso, ou até mesmo contra golpes com as mãos nuas. Obviamente muito utilizado por Kunoichi.

SHURIKEN

Nos filmes é comum vermos uma Shuriken matando facilmente uma pessoa. Lembro que esta é arremessada com as mãos, ou seja, não tem força suficiente para penetrar em ossos, além de sua lâmina não ser tão profunda (mais uma gafe do cinema americano).

TETSUBISHI

Jogados ao chão para atrapalhar, desnortear ou derrubar o oponente. Como no Japão feudal os calçados tinham o solado fino, os Tetsubishi podiam facilmente espetar nos pés dos menos cautelosos. Podiam também ser arremessados antes de derrubar o oponente ao chão.

KUNAI

A Kunai é uma arma que originalmente era uma ferramenta. Era utilizada, por exemplo, para cavar, como se fosse uma pá. Pelo fato de ter suas bordas afiadas começou a ser utilizada também como arma, podendo ser também arremessada. Sua semelhança com a ponta de uma lança permitia que fosse usada como também como tal. Na verdade pode se dizer que esta ferramenta e arma possuem muitas utilidades para o Ninja.

TAMAGO

Geralmente utilizado pelos Ninjas em suas missões, o Tamago é na verdade um ovo. Mas não é apenas um ovo comum... Seu interior era modificado, contendo cascas de árvore, pimenta, etc. Qualquer coisa para poder distrair e até mesmo cegar o oponente. Aparentemente inofensivo era facilmente carregado pelos Ninjas sem levantar suspeitas.

KEMURIDAMA

São as famosas bombas de fumaça. Sua utilidade dispensa muitas explicações, estas quando arremessadas contra o solo provocam fumaças que podem auxiliar o Ninja em sua fuga ou desnortear o adversário para poder abatê-lo.