30 Anos de Bujinkan Brasil

Ninpo

O coração das artes marciais é a autoproteção. Entretanto, a essência da autoproteção encontra-se no Ninjutsu porque o Ninjutsu também protege o espírito de quem o pratica. Portanto, sem o uso do espírito apropriado no treinamento marcial, o seu praticante pode ser levado a ruínas.

Por exemplo, a tecnologia na medicina é dedicada a salvar vidas, mas o seu uso errôneo pode matar pessoas. Comemos e bebemos para que possamos nos nutrir, entretanto, o excesso de comida danifica o corpo. Os políticos são responsáveis pelo governo de países e pela proteção de seus cidadãos. Quando esses políticos são gananciosos, ignorantes, e amedrontados em confiar suas vidas para o esforço, eles apenas trazem a desordem e causam sofrimento. A religião, quando é sincera e firme, pode inspirar as pessoas para que elas protejam-se, façam suas famílias prosperarem, e beneficiarem a sociedade. Quando ela é corrupta, pode destruir pessoas e colocar a nação em perigo.

Por isso, se você é um mestre nas artes marciais e pratica Ninjutsu, você vai ganhar o segredo mais essencial de todos os métodos. Esse segredo é chamado Shin-Shin Shin-Gan, “a mente e os olhos de Deus”.

Isso é saber o Tendō, “o caminho do céu”. A verdade do céu exclui todos os maus espíritos e é absolutamente correta. As pessoas precisam ter fé. Essa é a única Justiça que existe no céu e nas pessoas.

Madeira, fogo, terra, metal e água; primavera, verão, outono e inverno; esses elementos não podem existir sem que exista a mãe Terra. As cinco manifestações dos elementos e as quatro estações equilibram a Terra da mesma maneira que o céu é equilibrado (balanceado) pela verdade.

Se uma pessoa é honesta, virtuosa e fiel, ela está caminhando pelo “caminho do céu”.

Quando ela vai pelo caminho do céu, ela está seguindo a vontade do céu. Isso é a mente e os olhos de Deus. Entretanto, um Ninja deve ser uma pessoa sensível e correta. Os métodos de perseverança do Ninjutsu podem também ser entendidos como métodos de percepção. Um Ninja está sempre calmo e nunca é surpreendido por nenhuma situação.

Esse é o caminho marcial de Togakure!

Escrito por Toshitsugu Takamatsu
33° Soke, Togakure Ryu