30 Anos de Bujinkan Brasil

Técnicas

As técnicas de ninjutsu seguem hoje uma doutrina marcial convencional, porém não se trata de formar assassinos ou espiões, trata-se de estudar uma arte marcial clássica e real, porém sem deixar de esquecer que a mesma pode ser facilmente utilizada como apetrecho de defesa-pessoal, e garantir um pouco de auto confiança.

O ninjutsu atual segue seus próprios princípios como, por exemplo, se você está longe demais para reverter um ataque, se põe perto demais e automaticamente se expõe ao ataque, se você permite que sua mente vague tranquilamente durante a execução de uma técnica, ou até mesmo terminar prematuramente uma técnica em que o adversário se encontra em uma posição capaz de feri-lo com total certeza, isso não reflete uma técnica de ninjutsu correta, e muito menos reflete a tradição ninja.

As técnicas do verdadeiro ninjutsu são adaptáveis para o caso de situações mutáveis onde você poderá ser colocado em situações desagradáveis, como também em situações completamente seguras.

O ninpoh é baseado na tradição real de combates em campos de batalha, onde se sobressai a melhor técnica.

Os princípios de ma-ai e taiI-sabaki são partes fundamentais do combate ninja e do sistema Bujinkan japonês, por sua vez ma-ai ou harmonia espacial corresponde à distância apropriada em combate, relativamente entre você e o atacante ou sua arma.

Referindo-se a tai-sabaki podemos dizer que é a “administração do corpo”, a forma é utilizada com passos e movimentos rotativos do corpo que servem para evitar um ataque ou se colocar numa posição de luta considerável ou mesmo montar sua própria ofensiva.

Muitos estudantes da nossa arte não compreendem a utilização correta de ma-ai e tai-sabakl, sendo que desta forma é impossível ser realizado o trabalho com armas como, por exemplo, a ninja-tō ou bō, ou seja, as armas de modo geral, e muito menos estes alunos poderão se defender contra elas de forma adequada.

Os conceitos de ma-ai ou tai-sabaki podem ser, e devem ser, utilizados em todos os sistemas de variantes técnicas mostradas, nos esquemas de dakentaijutsu, jutaijutsu, taihodoki, etc.