Budoh
Budoh é um composto da raiz bu (em japonês: 武 :ぶ), que significa a guerra ou as artes marciais, e do (em japonês: 道 :どう), o caminho de sentido ou forma. O Budoh é mais frequentemente traduzido como “o caminho da guerra” ou “caminho do guerreiro”.
Especificamente, Do é derivada do sânscrito marga budista, o que significa o “caminho” para a iluminação.
A origem do Budoh japonês é muito remota, recua na história do período de mitologia divina (mais de 2.000 anos). Surgindo na arte marcial utilizada no passado e nas lutas corporais utilizadas nos campos de batalha.
No contexto japonês é um termo experiencial e experimental, no sentido de que a prática é o modo de vida. É a norma para verificar a validade da disciplina cultivada através de uma determinada forma de arte.
O aprendizado do Budoh só ocorre através da prática constante da arte transmitida de alguém que veio antes (sensei) para aquele que veio depois, o aluno.
É importante salientar que a prática da arte e do Budoh não se limita ao treino físico, está intrinsicamente ligada nas atitudes e reações perante as dificuldades que enfrentamos diariamente.