Técnicas de Ninjutsu
As técnicas do verdadeiro Ninjutsu são adaptáveis para o caso de situações mutáveis
As técnicas de Ninjutsu seguem hoje uma doutrina marcial convencional, ou seja, não se trata de formar assassinos ou espiões, e sim trata-se de estudar uma arte marcial clássica e real, porém sem deixar de esquecer que a mesma pode ser facilmente utilizada como forma de defesa-pessoal, garantindo assim segurança e auto confiança.
O Ninjutsu atual segue seus próprios princípios como, por exemplo, se você está longe demais para reverter um ataque, se põe perto demais e automaticamente se expõe ao ataque, ou se você permite que sua mente vague sem foco durante a execução de uma técnica, ou até mesmo termina prematuramente uma técnica em que o seu adversário se encontre em uma posição capaz de feri-lo, com total certeza, isso não reflete uma técnica de Ninjutsu correta e muito menos reflete a tradição Ninja.
As técnicas do verdadeiro Ninjutsu são adaptáveis para o caso de situações mutáveis, onde você poderá ser colocado em situações desagradáveis, assim como também em situações completamente seguras. Aqui reflete a grande diversidade técnica da arte Ninja.
'O Ninpoh é baseado na tradição real de combates em campos de batalha, onde se sobressai o mais apto dentro da melhor técnica.
Os princípios de Ma-ai e Tai-sabaki são partes fundamentais do combate Ninja e do sistema Bujinkan japonês, por sua vez Ma-ai ou harmonia espacial corresponde à distância apropriada em combate, relativamente entre você e o atacante ou sua arma, ou até mesmo ao meio ambiente.
Referindo-se a Tai-sabaki podemos dizer que é a “administração do corpo”, sendo que a forma é utilizada com passos e movimentos retos e ou rotativos do corpo que servem para evitar um ataque, ou se colocar numa posição de luta considerável, ou mesmo montar sua própria ofensiva.
Muitos estudantes da nossa arte não compreendem a utilização correta de Ma-ai e Tai-sabaki, sendo que desta forma é impossível ser realizado o trabalho com armas como, por exemplo, a Ninja-tō ou Bō, ou seja, as armas de modo geral, e muito menos estes alunos poderão se defender contra elas de forma adequada.
Os conceitos de Ma-ai e Tai-sabaki podem ser, e devem ser, utilizados em todos os sistemas de variantes técnicas mostradas, nos esquemas de Dakentaijutsu, Jūtaijutsu, etc…